Textos

Sociologia, para que?

Essa provavelmente é uma das perguntas mais feitas aos professores de Sociologia, tanto pelos estudantes, que estão chegando no Ensino Médio, quanto por curiosos. Eu mesmo, já estou acostumado a responder essas indagações em minhas aulas. Para que serve essa disciplina ou qual a importância dela na minha vida?

De maneira objetiva, podemos dizer que a Sociologia é o estudo da sociedade, sendo socio = sociedade e logia = estudo. Mas essa resposta geralmente não é suficiente, e o interlocutor pode rebater com uma nova pergunta: o que seria estudar a sociedade? Lá vai a resposta.

A pressa e a correria sempre foram características das sociedades humanas, e quase sempre, a luta pela sobrevivência foi a causa dessa pressa, seja nas sociedades antigas ou nas modernas e pós-industriais, que é onde a Sociologia entra. As pessoas sempre estiveram lutando pelo seu sustento e as preocupações maiores sempre foram com o trabalho e a família (isso quando não estavam em períodos de guerra). Nos dias atuais, é ainda mais evidente o quanto as pessoas andam apressadas, atrasadas, estressadas e distraídas com seus compromissos diários. A nossa rotina hoje em dia é tão exaustiva, que nem temos mais tempo de olhar ao nosso redor, às vezes até parece que vivemos no modo automático. Toda essa realidade à nossa volta, faz com que percamos a sensibilidade acerca dos fenômenos sociais. Só temos tempo de pensar em nossa própria vida e nos nossos próprios problemas. Chega uma hora em que esquecemos que os problemas sociais são fruto de ações humanas. Não refletimos mais sobre as causas da pobreza ou sobre o modelo econômico em que vivemos, passamos ao lado de um morador de rua e não nos questionamos o motivo de ele estar ali e nem nos perguntamos mais do porquê de existirem preconceitos, como se tudo fosse natural e sempre tivesse sido assim.

É por esse motivo que a Sociologia existe, ela nos faz parar o que estivermos fazendo e nos obriga a refletir sobre a realidade em que vivemos, no mundo, em nosso país, estado ou cidade. Ela nos dá a capacidade crítica de questionar, de desnaturalizar as coisas que antes nos pareciam naturais e estranhar o que parecia normal. Através desse senso crítico que adquirimos, não somos mais facilmente manipulados e passamos a conhecer nossos direitos. Você não precisa ser um expert, não precisa deixar de correr atrás dos seus objetivos e de pensar na sua própria vida, mas o mundo precisa de pessoas mais empáticas e cidadãos conscientes, que conhecem seus direitos e deveres, e que sabem o impacto de suas ações na vida dos outros. Essas coisas e muito mais, a Sociologia pode te proporcionar.